Hipospadia
A hipospadia, ou hipospádia, é um defeito relativamente comum em homens e é caracterizado pela abertura anormal da uretra em diferentes lugares na parte de baixo do pênis, ou no escroto, fazendo com que a urina saia por um local errado.
As hipospadias podem ser classificadas, tendo em conta a localização da abertura da uretra, em três tipos principais:
Hipospadia distal ou subcoronal: forma mais fácil de ser tratada, em que a abertura da uretra está localizada num algum lugar perto da cabeça do genital.
Hipospadia peniana: abertura da uretra está localizado ao longo do corpo do genital.
Hipospadia proximal ou penoescrotal: forma mais complexa de ser tratada, em que a abertura da uretra está localizada na região próxima do escroto, a bolsa onde estão os testículos.
Existe também a hipospadia perineal, uma forma mais grave e rara da doença, em que a abertura de uretra se localiza próximo do ânus e o órgão genital masculino quase não está desenvolvido.
A hipospadia feminina é rara e caracteriza-se pela abertura anormal da uretra na parte inferior da vagina.
Tratamento da hipospadia
O tratamento da hipospadia é a cirurgia e tem como objetivo colocar a abertura da uretra no local correto; melhorar a estética do genital e permitir que no futuro o paciente tenha a função sexual normal.
A cirurgia na hipospadia deve ser realizada, preferencialmente, entre 6 meses e 2 anos e a técnica utilizada deve ser escolhida pelo médico de acordo com o tipo de hipospadia apresentada. Deve ser evitada a circuncisão, pois o prepúcio é necessário para a reconstrução do órgão masculino. Existem casos em que é necessário, antes da cirurgia, fazer tratamento hormonal com testosterona.
O pós-operatório da hipospadia varia de criança para criança e de acordo com o tipo de cirurgia, mas geralmente ao fim de 3 dias o menino já pode fazer as suas atividades normais. Algumas complicações da cirurgia podem ser infecções, aparecimento de fístulas, hemorragia ou curvamento do genital.
Durante 3 semanas, devem ser evitados traumas na região genital para não prejudicar a recuperação.
Sintomas da hipospadia
Os sintomas da hipospadia variam de acordo com o tipo de defeito apresentado pelo paciente, podendo ser:
Excesso de pele na região do prepúcio;
Curvatura anormal do órgão, geralmente em forma de vírgula para baixo;
O genital não fica erecto, ficando com uma forma de anzol;
Urina não sai para a frente, sendo necessário o menino urinar sentado.
As causas da hipospadia podem ser problemas genéticos ou falta de hormonas, que influenciaram o desenvolvimento do bebê, levando a defeitos na uretra e nos genitais.
Fonte: Portal Tua Saúde